Nos últimos 11 anos, a ENH-KOGAS evoluiu de uma distribuidora e comerciante de GN (gás natural) anonimo para uma das maiores empresas de que mudou a dinâmica e diversidade energética no mercado da capital Moçambicana, proporcionando alternativa energética aos mais diversos consumidores de GN desde a industria hoteleira, industria transformadora, mobilidade e uso na cozinha domestica na família.
Em 2008 a ENH, EP., iniciou com o planeamento de um projecto para construção e exploração de uma rede de distribuição de gás natural à cidade de Maputo e Distrito da Marracuene destinado ao fornecimento de gás natural para segmento doméstico, indústria, restauração e como combustível veicular.
Foi neste âmbito que a ENH-KOGAS através do Departamento de Desenvolvimento de Projectos para fazer a gestão integrada da implementação de infraestruturas para dar suporte as actividades
No ano de 2012 foram lançadas as primeiras tubagens que culminaram com a instalação de gasodutos de aço de 10’’ e 6’’. Estes gasodutos compreendem uma extensão de 48km.
Nos anos de 2015 para 2019 o crescimento no consumo de GN implicou o crescimento da rede também em fases diferentes onde grandes hotéis converteram sua fonte de energia para gás natural.
At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque corrupti quos dolores quas molestias excepturi sint occaecati cupiditate similique.
A construção das condutas de distribuição é composta por diferentes tipos de diâmetros de tubos em plástico de alta de densidade (‘’HDPE-SDR 11’’) de 63, 110, 160,280 mm respectivamente. O polietileno de alta densidade consegue transportar uma pressão máxima (MOP) até 10bar o que garante segurança operacional. E as linhas de distribuição dividem se por secções abaixo:
Em 2019 iniciamos com o lançamento do nosso Projecto piloto no Bairro do Aeroporto construindo ramais e beneficiando 100 moradores e com alto nível de tecnologia dos equipamentos montados.
Em 2023 expansão da rede doméstica nos bairros foi:
Em 2024 expansão da rede doméstica nos bairros foi:
Em 2025 está em curso o projecto de expansão da rede de gás natural até Vila sol (Triunfo)-5km de rede, e prevê mais de 200 famílias utilizadores do gás natural;
Maputo.